terça-feira, 22 de novembro de 2011

O MAB NO II SEMINÁRIO DA FIRJAN - CALÇADA ACESSÍVEL

O Sistema FIRJAN, em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), apresentou no dia 29 de agosto o Projeto “Mobilidade Urbana - Programa Calçada Acessível” aos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idosos dos municípios de Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Paracambi, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

O encontro DE HOJE, teve por objetivo mostrar o andamento do trabalho desenvolvido junto às prefeituras, para que, desta forma, o projeto possa ser acompanhado por cada Secretaria Municipal. Crédito: Sistema Firjan
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estive neste seminário e pude perceber que os 9 (nove) municípios abraçaram a causa. No ranking do planejamento estratégico, Nova Iguaçu está numa posição aceitável.
Seropédica       04
Nova Iguaçu      03
Paracambi        03
Queimados       03
Japerí              02       
Mangaratiba      02
Mesquita           01
Nilópolis           01

Foi passado o slide de alguns municípios “vitrines”, cujo sucesso do projeto é de causar inveja a qualquer Gestor, mas é lógico que a realidade de municípios pequenos, acredito eu as dificuldades são mais fáceis de superar. Após as falas dos Gestores Vice-prefeito, Dr. Luiz Antonio A. Silva (Cidade de São José dos Campos SP) e do Prefeito, Dr. Mauro Lucio da Cunha Zanin (Cidade de São Sebastião do Paraíso – MG), não pude deixar de perguntar a ambos se este trabalho em suas cidades foi realizado somente na área central ou abarcou toda a cidade? O primeiro informou que o trabalho começou somente com a iniciativa da prefeitura, dando simultaneamente orientações educativas, fornecendo capacitação de calceteiros, visando qualidade técnica nos serviços, fiscalização integrada e uma coisa que eu achei inovador e muito interessante foi à formação de grupos de idosos para trabalho de Agentes de Conscientização nos bairros. O segundo, a prefeitura trabalhou ou trabalha ainda, com 10 engenheiros/arquitetos, com custo do convenio de valor baixo (Licitação), se for comparado à contratação por profissionais diretamente ligados a prefeitura, as equipes de fiscalização são motorizadas e utilizam sistema comunicador diretamente a central da prefeitura, afirmou que toda a cidade foi contemplada. Enfim já prestes a terminar, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiências / Prefeitura de Nova Iguaçu, fez sua apresentação da Cartilha de Calçadas acessíveis. Para o ano que vem haverá a realização de novo seminário já com apresentação de mais resultados. Saí de lá satisfeito com o que vi e ouvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário