sexta-feira, 18 de novembro de 2011

IDEB 2011: Escolas Municipais, juntando tudo não dá uma.

CADA ESCOLA É UMA CÉLULA ÚNICA, NÃO SE PODE MASSIFICAR.
RECADO AOS POLÍTICOS:
DEIXEM AS ESCOLAS PARA OS COMBATENTES EDUCADORES!!!

Veja meu entendimento sobre os indicadores dos municípios abaixo, é de dar vergonha, nojo, náusea e muita vontade de vomito. Podemos juntar as notas de todos os municípios, amassar e jogar na lata do lixo. Porem vamos nos ater ao nosso município: Nova Iguaçu.
Sabemos que os índices oficiais governamentais é uma farsa, um engodo que querem que a gente engula goela a baixo. Para efeito de comparações até que é interessante, mas não vejo como isso (ideb), venha melhorar a real educação. Cada escola é uma célula única, professores + alunos são seres humanos e o Ministério da Educação parece que esqueceu deste detalhe, não se pode massificar. Como avaliar uma turma se do portão da escola pra fora a realidade são crônicas e bem diversificadas? Uma área de conflito por exemplo, onde existe grande descaso político e social: moradia, saúde, emprego, segurança, família desestruturada, etc... qual resultado o aluno terá na realização das provas? Em comparação as áreas um pouco mais beneficiadas com serviços públicos. Isso faz grande diferença e estes índices ignoram tais dificuldades. A prefeitura e vereadores de Nova Iguaçu se desejam uma educação realmente de qualidade, comecem a fazer uma gestão de fora para dentro e não ao contrário se é que me entendem. Deixe a educação para os educadores que são os verdadeiros combatentes. Visem mais a realidade nua e crua do entorno das escolas. Outra coisa se quer nomear Gestores Educacionais que pelo menos faça uma seleção adequada, pois o que existe de imbecis metidos a pseudo educadores que nunca entraram numa sala de aula para educar é de “tirar o chapéu do guarda”. Abaixo a vergonha municipal, apesar de ser uma coisa surreal:

NOTAS DO IDEB 2011

Municipio                            4ª Série         8ª Série

Mesquita                             4.5                 3.9
Nova Iguaçu                       4.4                 3.9      Índices em 2009:   4.0          3.7
Queimados                         4.5                 3.7
São João de Meriti            4.5                 3.1
Paracambi                           4.3                 4.0
Belford Roxo                       4.3                 3.1
Duque de Caxias                4.2                 3.0
Magé                                    4.1                 3.4
Itaguaí                                  4.1                 3.4
Japeri                                    4.0                 3.5
Guapimirim                         3.8                 3.4
Nilópolis                               3.8                 3.0
Seropédica                          3.7                 3.5

Em breve divulgarei próxima reunião do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu e seria muito interessante uma maior participação de quem realmente se preocupa com a educação de nosso município, com certeza será bem vindos, mesmo que para alguns venha contestar tudo que foi escrito acima, teremos muito prazer em recebe-los!! As reuniões são na sede do MAB.
Fiquem antenados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário