domingo, 20 de novembro de 2011

Dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

MAS AFINAL, NA ÁREA DA EDUCAÇÃO COMEMORAR O QUE???
Os negros são a maioria (50,7%) da população brasileira, mas ganham menos e têm menor escolaridade que as brancas.

BULLYING E RACISMO: Omissão da escola.
1957. O primeiro dia de Dorothy Counts no Harry Harding High School nos Estados Unidos. Counts foi uma das primeiras alunas negras admitidas na escola, e ela não suportou o racismo por mais de 4 dias. Foto crédito: Douglas Martin, E.U.A.
Foto: Arquivo pessoal
'Fui humilhada na escola por ser negra e ter espinhas no rosto'

“Sofri bullying desde a quinta série, quando comecei a ter espinha, a crescer, sou muito alta, sou negra. Juntavam os apelidos racistas e o fato de ter espinhas no rosto. Me alopravam e humilhavam muito. Estudei oito anos nessa escola e nenhum menino nunca quis ficar comigo. Afetou muito minha auto-estima, me sentia feia, excluída.
Professores viam, chamavam atenção, mas não faziam mais nada. Não adiantava. Depois voltava tudo de novo. Eu contava para minha mãe. Ela ficava chateada, mas a gente se conformava porque todo mundo passa por isso na vida. Ela chegou a falar com professores, mas nada podia ser feito. Eles chamavam atenção, mas depois voltava tudo de novo. Acho que podiam ter pego mais pesado, ter falado de maneira que os alunos levassem mais a sério, tivessem mais consciência.
Tudo o que aconteceu me afeta até hoje, me preocupo bastante com a aparência, mas consigo sair e paquerar, diferente daquela época.”
2011- Marjorie Pereira, estagiária em finanças, 22 anos, São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário