domingo, 27 de novembro de 2011

AINDA SOBRE O DEBATE: A escola está sozinha?

A ESCOLA ESTÁ SOZINHA? Se não houver continuísmo em debates, com certeza em breve ficará.

Pequeno comentário:
Na audiência pública de quarta feira (23), a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu – SEMED, deveria ao menos entregar um relatório anual de suas atividades contendo os indicadores educacionais a Comissão de Educação da Câmara para que fosse apresentada a população. Para debater a educação , no mínimo devemos ter diante de nós dados sobre:
Alfabetização;
Matricula e evasão escolar
Taxa de distorção idade/ano;
Programas;
Rendimento escolar;
Infra-estrutura;
Corpo Docente, discente e de apoio Administrativo;
Censo.
Sem estes números o que se pode discutir?
Os dados apresentados pelo Observatório de Assistência Social da SEMASPV, sobre o excessivo numero de professores que estão em pericia médica são alarmantes, assim como é alarmante a estrutura física de dezenas de escolas no município, que não foi apresentado. Sentimos falta do pessoal do CACS/FUNDEB, uma vez que foram eles que aprovaram as contas de 2010.
Foi relatado pelo SEPE/Núcleo de N. Iguaçu que em algumas escolas existe ausência de merendas, isto a meu ver é gravíssimo e deve ser apurado pela comissão da Câmara, uma vez que o Conselho de Alimentação Escolar não possui infraestrutura para fiscalizar todas as escolas, mesmo tendo a frente à SEMED, no controle.
Houve muitos vazios de informações e a sociedade deseja ter estes dados, ouvir dos gestores as devidas explicações. Falar de Bairro Escola ou melhor Escola Aberta é um assunto que me incômoda, pois apenas houve mudança de nome, porem a realidade é bem outra. Sem informações deste diagnostico que almejamos, não há continuísmo de debate. Finalizo reforçando a idéia de agilizar a Conferencia Municipal de Educação, colocar em prática o PME que existe já algum tempo. Cabe a sociedade civil, mais uma vez, se mobilizar e tentar mudar este sistema que aí se apresenta.

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