sábado, 28 de maio de 2011

Como montar um projeto social no bairro

ALGUNS PASSOS INICIAIS

Por melhores que sejam as idéias de se criar projetos para beneficiar o bairro,  a associação de moradores (AM), deve expor sua idéia formatando-a,  no sentido que possam estar documentadas e estruturadas,com o propósito de se alcançar os resultados desejados com qualidade e eficiência.
No caso de projetos sociais, normalmente são criados para dar respostas aos inúmeros problemas de uma comunidade. Projeto é algo que tem inicio e fim, que necessita de recursos específicos para o alcance de resultados específicos. São utilizados para captação de recursos, pois,desta forma, os financiadores podem visualizar melhor as intenções da AM. O “financiador” irá avaliar seu projeto e este deve estar bem informado, sobre no que os recursos serão aplicados, que tipo de atividades serão realizados e qual impacto terá dentro da comunidade.
Antes de iniciar o projeto, além da existência de um planejamento estratégico ou plano de captação, a pessoa responsável ou equipe organizadora do projeto deve ter claramente definida as necessidades e demandas que o projeto irá atender, quais as pessoas envolvidas (executores e beneficiados), os recursos necessários, a sua viabilidade (social e econômica) e objetivos que se deseja alcançar.A estrutura básica de um projeto deve possuir:
  1. Apresentação da organização: dados e histórico da entidade.
  2. Resumo: Deve conter as principais idéias.
  3. Contextualização: análise da situação.
  4. Justificativa: o porquê de o projeto existir e deve ser aprovado, o nível de importância do projeto.
  5. Objetivos: geral e específicos; que estão ligados à justificativa e aos resultados desejados.
  6. Descrição do Público-alvo: caracterização de quem será atendido pelo projeto direta e indiretamente. Quantidade direta e indireta de beneficiários.
  7. Quadro de Metas: relacionadas aos objetivos específicos, são as ações e os resultados que definirão o impacto do projeto. Devem ser acompanhadas dos indicadores quantitativos e qualitativos.
  8. Metodologia: como o projeto será executado, quais modelos ou tecnologias sociais serão utilizados.
  9. Equipe Executora: (quem) a equipe profissional responsável pela execução e acompanhamento do projeto e como essa equipe irá trabalhar.
  10. Parceiros: quem apoiará o projeto ou apóia a instituição.
  11. Cronograma de execução: ações dispostas em prazos.
  12. Orçamento: deve ser objetivo e claro, de acordo à disponibilidade do financiador.
  13. Anexos: relatórios, currículo dos profissionais e o que a AM achar necessário para reforçar o projeto.
Com o roteiro acima bem delineado, o seu projeto estará pronto para buscar parcerias, voluntários, apoiadores, recursos e ser iniciado com grandes chances de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário