Tipos de Recursos:
Contribuição dos Moradores (Associados) – para isto a Associação terá que recolher os valores dos moradores interessados em doar. Ter conta corrente, emitir boletos de cobrança ou mesmo recibos.
Doações: Materiais, mesas, etc.
Taxas: Cobradas pelo uso de determinado bem da Associação. Ex. aluguel para eventos, caso tenha espaço fisico, arrecadações com festas.
Convênios: Com entidades públicas.
As Associações de Moradores (AM) podem conseguir o título de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal junto ao Executivo ou Câmara Legislativa.
A Utilidade Pública, nada mais é do que uma declaração de utilidade pública conferido a uma entidade que permite a ela receber verbas públicas para desenvolver ações com determinada finalidade social.
A Utilidade Pública permite também que doações de materiais do próprio Estado sejam repassadas a esta entidade. Por exemplo, aparelhos eletroeletronicos usados. No caso de utilidade pública federal, até mesmo doação de produtos presos pela Receita Federal que estejam dentro da finalidade da Associação.
Atenção: para receber o título, os membros da Associação não podem ser remunerados. Ainda, após conseguir o Título de Utilidade Pública deve-se prestar contas anualmente do balanço da entidade ao Legislativo, sob pena de perder a titularidade.
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