sábado, 14 de janeiro de 2012

Entre o discurso e o fato

* D. Luciano Bergamin

Que tal filosofar um pouco, no começo deste novo ano? O que se esconde por trás de nossos discursos? Será que queremos um Brasil melhor ou, apenas defender interesses particulares? Quando denunciamos algo errado ou alguém é por virtude que o fazemos, por honestidade ou motivados por algo que se encontra cuidadosamente velado? O que nossa sociedade pode esperar de nossos representantes? Quando digo representante, digo em cada posto que indique lugar de responsabilidade e decisão a frente das pessoas mais simples. Ecoa em nossa sociedade um mar de ações decepcionantes. Ingenuidade? Despreparo?
Incompetência? Ou o resultado último e intencional da desfiguração degradante da palavra política. Aonde chegaremos assim? A história tem exemplos mais que suficientes sobre cada um destes casos. Cada vez que negligenciamos a vida, ela nos responde da mesma forma. Natureza não escolhe entre pobres, ricos, ignorantes, intelectualizados, entre outros. Ela apenas responde ao curso que se apresenta. Tal ao rio, que mesmo barrado, acaba alcançando o seu destino, desaguar no mar! Esse é seu destino! E o nosso qual será? Barrar o rio? Ou ...ajudá-lo em seu destino último? Aparentemente, a impressão é que não sabemos. Infelizmente parecemos perdidos e desconectados do alcance de nossas decisões. Pode ser! Mas não podemos esquecer que enquanto estamos aprendendo, a vida continua e em seu rastro as coisas vão acontecendo.
E não podemos ficar muito tempo parados, ou desconectados de toda a humanidade. Estamos intrinsecamente ligados! E dentro da missão confiada a cada um, deixando de lado as diferenças, podemos multiplicar ações que permitam a vida. Um caminho mais sensato do rio ao mar. Será que, quem sabe, desta forma acabemos por perceber que nos e o mundo inteiro, possamos descobrir que, apesar de nossos interesses particulares, preferimos escolher ajudar a vida. Sem filosofias, sem partidos, sem vaidades já neste ano que acabou de começar! E a todos um Feliz e abençoado 2012!!!

* Dom Luciano Bergamin é bispo da Diocese de Nova Iguaçu (colaboração padre Roberto Guedes).
 Artigo – Jornal de Hoje – O Diário da Baixada de 14.01.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário