quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RECEBÍ, LI REPASSO: sobre CACS/FUNDEB de Nova Iguaçu

EMAIL RECEBIDO: DESABAFO DA ATUAL PRESIDENTE DO CONSELHO CACS/FUNDEB 

Ola amigos!

É SÓ TRISTEZA!!!!

Hoje aproveitei um encontro dos Conselhos Escolares, que aconteceu no auditório da Faculdade Rural em Nova Iguaçu, para promover a eleição dos CONSELHEIROS DO CACS/FUMDEB deste município que representam os PAIS E RESPONSÁVEIS DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.
É só decepção! Alem da ausência de representantes governamentais para prestigiarem um momento onde é discutida a “DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO”, pude constatar mais uma vez, que estamos longe de conseguir fazer com que a SOCIEDADE CIVIL tome parte de fato no seu papel de fiscalizador do dinheiro PÚBLICO.
Não sei se isto se dá ao fato de: deficiência na comunicação; falta de interesse dos pais e responsáveis pela qualidade de ensino de seus filhos; medo de funcionar como fiscalizador “temendo represarias”; entre outras! Tenho que dizer, às vezes tenho vontade de desistir! Mas tenho um amor muito grande pelas crianças e pela Educação e é este apreço que me leva a não desistir de conseguir um dia, participar de uma eleição para os Conselhos Fiscalizadores com uma plenária lotada de representantes da Sociedade Civil. No mais fui reeleita pelos poucos pais presentes para continuar no Conselho, espero que nos próximos dois anos eu consiga por em prática meus projetos para o FUMDEB E CAE.

Não se esqueçam que também estão ocorrendo as eleições nos outros segmentos: alunos emancipados, professores, diretores, conselheiro tutelar, rep. do Conselho de Educação e os indicados pelo Governo.

Abraços.


Bessy Janes de Sales.
PRESIDENTE DO CACS/FUMDEB

RESPONDENDO AO E-MAIL

Cara Bessy,
Boa Noite!
Assim como você, Eu, Alcy Maihoní Rodrigues (que também é pai), e também como muitas pessoas que hoje estiveram presentes ao 2º ENCONTRO DO FÓRUM MUNICIPAL DOS CONSELHOS ESCOLARES, culminando na eleição dos novos conselheiros do CACS/FUNDEB, pelo segmento de Pais e Alunos, realmente houve além da surpresa sobre a insignificante participação da sociedade civil, a grande decepção ocasionada pela ausência dos gestores governamentais. Sou solidário ao seu descontentamento.

Em outro recente evento no dia 19 último, no seminário cujo tema foi A Infância no Contexto Municipal Educação, Saúde, Direito e Proteção, organizado pelo NUCREP, que teve como foco principal o inicio de preparação para a elaboração do Plano Municipal para a 1ª Infância (2012/2021), ocorreu o mesmo, fraca participação da Sociedade Civil e completa ausência de representantes (Executivo + Legislativo) do governo de nossa cidade. Isso para mim é grande DESRESPEITO, não somente conosco, mas com todas as crianças do município. Lamentável!!!

No caso de hoje, acredito (quero acreditar), que não é falta de interesse dos pais e responsáveis de alunos, tamanha AUSÊNCIAS e sim, FALHA DE COMUNICAÇÃO E INADEQUADA DIVULGAÇÃO, causada por falta de incentivo, apoio e da tal não “infraestrutura” que a legislação exige que se dê, mas que nós conselheiros não conseguimos obter.

A questão da publicação em Diário Oficial (que não houve), com pelo menos 07 dias de antecedência seria fator positivo. Porem costumo ouvir muito que a população em modo geral não tem por hábito ler D.O., Editais. Sei disto, porem jornalistas de plantão lêem e são nossos aliados no que se refere à comunicação. Posto isto, peço que não pense em desistir NUNCA. Hoje vi como você se esforça e se empenha de fato na área educacional, você é guerreira, são pessoas como você que o CACS/FUNDEB precisa para que tenha um desenvolvimento qualitativo.
Fiz pessoalmente e reitero aqui dando meus parabéns pela sua permanência neste importante conselho. Não fiquei surpreso pela sua vitória. Relaxa e bola pra frente sem estresse. Você não está sozinha nesta luta.

Abçs,

Diretor de Educação do MAB
Membro do CME e CAE.
Coordenador do Fórum Popular de Educação de N.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário