quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Creche para todas as crianças

1ª MESA COM PALESTRANTES DO SEMINÁRIO

Foi realizado ontem (19/10) das 8h30min às 17h00 pelo Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense – NUCREP, em conjunto com a Fundação ABRINQ-Save The Children e Instituto C&A o SEMINÁRIO: A Infância no Contexto Municipal Educação, Saúde, Direito e Proteção.
Foi o primeiro passo para a elaboração (por meio de um processo participativo) do Plano Municipal para a 1ª Infância – 2012 a 2021.

Apoio:
Diocese de Nova Iguaçu – Paróquia de Stº Antonio de Jacutinga – NI,
OMEP Resende – RJ;
Rede de Integração de Educação Infantil Comunitária – RJ.

Mediadora: Marinêz da Silva Vicente Simões

Palestrantes:
1ª MESA:
Bispo Dom Luciano Bergamini;
Prefeito de Mesquita – Artur Messias;
Presidente do NUCREP – Joseni de Fátima da Silva;
Conselheira Tutelar – Andréia Salustriano
2ª MESA:
ABRINQ – Direito a Educação – Amélia Isabeth Bampi
CECIP – Simone Mourão Valadares
3ª MESA:
Secretaria Cidadania Nilópolis – Alba Montes
Programa Circo Baixada Queimados – Jaldicineia de Oliveira Madeira
ABRINQ – Amélia I. Bampi
Pastoral da Criança – Regina Formosa
Promotoria da Infância e Juventude – Dr. Roberto Mauro M Carvalho Jr.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: É inadmissível que se feche uma creche por causa de fatores tais como “falta de recursos” do município, atrasos de repasses, estrutura e exigências técnicas burocráticas, esta foi a tonica maior da insatisfação dos que estiveram presentes. Como convidado e numa breve fala, representando a Federação das Associações de Bairros da Cidade NI – MAB, e como membro do conselho de educação, disse que boa parte da situação da educação estar como esta é por nossa culpa mesmo; da sociedade civil que deve se unir mais, cobrar mais e aperfeiçoar o controle social, não basta apenas fazer protestos na porta da prefeitura, temos que direcionar ações no órgão judicial (fórum), para termos resultados mais concretos. Sou solidário a causa das creches, porque também tenho por consciência que investir na criança HOJE é ter um futuro melhor amanhã em todos os sentidos. Coloquei-me a disposição para participar de alguma forma na elaboração de significativo plano.

Um comentário:

  1. Valeu, Companheiro, pela divulgação. Só ficou faltando a minha participação no relato de experiência da Solidariedade França-Brasil. Abraços,

    ResponderExcluir