segunda-feira, 16 de abril de 2012

Notícias do Almeida X MAB

“A História é uma galeria de quadros em que há poucos originais e muitas cópias”.   Charles de Toqueville

Sobre nota do leitor

Por Claudia Maria

A respeito dos R$ 8 milhões a que o leitor se refere e que a Prefeitura recebe todo mês para Saúde quero deixar claro o seguinte: Quando Lindberg quero que Nova Iguaçu se exploda de Farias, saiu do governo, ele devia, em média, 4 meses de repasse. Isso significa que, durante quatro meses, o prefeito deixou de fazer o repasse desses milhões a quem era de direito. Quando Sheila assumiu, automaticamente, ficou sem pagar mais um mês (o mês para ajuste de contas). O débito ficou ainda maior. Hoje, ela deve 10 meses, em média. É claro que existem clínicas que estão com, no máximo, 2 meses de atraso.
O que quero esclarecer é que as clínicas, laboratórios e mesmo o Hospital da Posse, enviam as notas da prestação de serviço em um mês para receber no outro e Brasília paga religiosamente em dia. Quando Lindberg deixou de fazer os repasses criou uma ciranda e Sheila não conseguiu controlar, aliás, perdeu o controle completamente. É como quando a gente fica pagando o mínimo do cartão de crédito por vários meses e chega um mês em que nem isso é mais possível. Foi o que houve com o repasse do SUS.
Não tiro a responsabilidade da Sheila, de jeito nenhum, mas também não posso fazer de conta que isso é de agora. Mais uma vez quero chamar atenção para omissão de vários segmentos: conselho de Saúde, Câmara Municipal e sociedade dita organizada como o MAB, por exemplo. Não falo no Ministério Público porque, pelo menos durante o governo Lindberg, algumas ações foram movidas. O Ministério Público estadual fez vários TACs (termos de ajuste de conduta) em que o prefeito se comprometia pagar os atrasados. Se não me engano nenhum foi cumprido.
Portanto, caro leitor, esses R$ 8 milhões que Sheila está recebendo é para pagar o repasse do mês de julho do ano passado para algumas clínicas. Deu para entender?
Na minha opinião, Sheila, Lindberg, todos os secretários de Saúde do governo dele e dela, alguns vereadores e tantos outros representantes de órgãos fiscalizadores, deviam estar presos! Eles são diretamente responsáveis pela morte de pessoas que ficaram sem atendimento porque esses repasses não foram feitos no momento que deveriam. Trata-se de homicídio doloso.

       Blogger            Alcy Maihoní disse...
DIREITO DE RESPOSTA:
Ref ao comentário “Sobre nota do leitor” de 09/04/2012.

Claudia Maria,
 
porque citou a entidade MAB, como omissa pela atual situação de caos da saúde do município? Deve haver uma explicação lógica para tal afirmação. Nós sociedade civil somos controle social, conforme rege nosso estatuto, não somos EXECUTORES, a gestão do SUS cabe a responsabilidade a prefeitura e a fiscalização se deve a Câmara. Temos assento no Conselho Municipal de Saúde e como de hábito, nossas ações são pautadas em duas coisas: 1º Cobrar melhorias na área e 2º apontar erros quando surgem. Ano passado fomos às ruas em protesto e fomos tachados pelo próprio secretário de “indecorosos” lembra? Outra coisa, de uma lida nas atas de reuniões do Conselho e verás que omissão é palavra que não existe em nossa atual direção. Abraços!
Comunicação: Fala MAB
Sexta-feira, Abril 13, 2012 5:27:00 PM

Não consegui silenciar!!!

Alcy Maihoní, realmente o MAB é um dos locais mais importante em Nova Iguaçu. Com o congestionamento que as ruas estão recebendo, bem que este "aparelho" que um dia foi espaço para o debate das idéias e o fortalecimento das associações de moradores, por seu silêncio sepulcral, poderia virar um bom estacionamento!!! Com o mais profundo respeito do Almeida dos Santos

Blogger           Alcy Maihoní disse...
Respeito e compreendo sua opinião e a de muitos de seus leitores. Apesar das médias e grandes controvérsias sobre o MAB, ao longo dos anos, desde sua fundação, não creio que mudar de atividade ou tentar “silenciar” a Federação das Associações de Moradores de Nova Iguaçu possa contribuir de alguma forma com o desenvolvimento do município. Existe hoje, pessoas sérias dentro do MAB que se preocupa com a cidade (não posso falar nada das pessoas, antes da minha entrada na diretoria, nem bem, nem mal, seria leviano se o fizesse). O dia que eu deixar de crer nisso, aí sim, haverá certo silencio de minha parte. 
Diretor de Educação do MAB
Sábado, Abril 14, 2012 7:40:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário