sábado, 27 de agosto de 2011

Para onde vai o Crescimento de Nova Iguaçu

Debate organizado pela Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal de Nova Iguaçu
foto blog do ferreirinha
O debate sobre o crescimento de Nova Iguaçu, realizado ontem, por iniciativa do vereador Ferreirinha, os principais temas relacionados ao crescimento, foram discutidos, tais como: os serviços públicos, a segurança, a melhoria do comércio, o meio ambiente e outras questões.
Mais de 250 pessoas ouviram atentos as explanações dos quatro debatedores.
A fala de cada um deles:
1)    geógrafo e professor Manoel Ricardo Simões:
“A verticalização da cidade, com a construção de vários prédios com mais de 5 andares é bom se o poder público criar mecanismos de contrapartida desses empreendimentos. E existem instrumentos legais para isso”.
2)    Educador ambiental Flavio Silva:
“O crescimento que se verifica hoje no centro pode se expandir e fazer pressão sobre as áreas verde da cidade, se não tivermos a implementação rápida de instrumentos do Plano Diretor e dos Planos de Gestão de cada APA”.
3)    Secretário Municipal da Cidade, José Rogério Bussinger:
“Existe uma determinação da prefeita Sheila Gama de não conceder o habite-se aos empreendimentos que oferecerem soluções aos problemas de infraestrutura urbana que irão causar”.

4)    Subsecretário de Urbanismo da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro:

“Estamos acompanhando um momento novo na nossa história. Estamos vivendo uma fase de grande crescimento econômico em todo o país, ao contrário do período de 40 anos de recessão. Temos agora que ter uma visão de crescimento e não de recessão. Temos agora o bom problema, que é o problema causado pelo crescimento, pela expansão de consumo, do aumento do emprego”,

5)    vereador Ferreirinha:

“Temos a obrigação de retomar o diálogo entre os governos e a sociedade para enfrentar os desafios trazidos pelo crescimento. Crescer é bom, porém pode trazer problemas que devem ser resolvidos pelo poder público com intensa participação de toda a sociedade”.






Diretor do MAB fez considerações sobre o tema do debate
foto blog do Ferreirinha
 

foto Jornal Hora H
 " A cidade para crescer deve melhorar e muito a malha rodoviária".

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estive presente a este debate na expectativa dos expositores exporem toda a problemática do crescimento como um todo (áreas rurais, periferias e centro), porem o foco da questão ficou restrito apenas ao centro do município. Quem em sã consciência será contra o desenvolvimento, quem será contra construções de grandes empreendimentos, como vem ocorrendo ao longo dos últimos anos. Representando as associações de bairros da cidade, através da Federação MAB, tive a chance de expor também minhas considerações a este grande debate. Falei que "não ocorrerá crescimento em Nova Iguaçu se não houver efetiva participação da Sociedade Civil Organizada e para que a cidade venha crescer deve haver obras de melhorias em nossas rodovias, citei as estradas 105 (estrada de Madureira); 111 (estrada zumbi dos palmares); 113 (estrada de jaceruba); reafirmei que a federação esta disponível para juntos com a prefeitura dar continuidade e fortalecer o Conselho Municipal de Política Urbana e Gestão Territorial – COMPURB, que é de suma importância para esta Cidade" e me coloquei a disposição dos senhores que estavam a mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário