quarta-feira, 31 de agosto de 2011

III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

CONFERENCISTAS
Organização do evento tentou barrar a presença do MAB na composição de delegados.
A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou quinta (25/08) e sexta-feira (26/08), na Universidade Estácio de Sá,  a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A abertura oficial foi feita pela prefeita Sheila Gama.  Um dos objetivos do evento  foi discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, política e cultural das mulheres.  A Conferência elegeu 30 delegadas (20 da sociedade civil e 10 do governo municipal) para participar da Conferência estadual, que será realizada em outubro.
 As principais falas:
Prefeita Sheila Gama: “Nosso governo está avançando em diversas questões sociais e acredito que a mulher precisa ocupar seu espaço em todas as áreas”.
Secretária  municipal de Educação, Dilceia Quintela: “Pela primeira vez na história desse país temos uma presidenta (Dilma Rousseff) e, também pela primeira vez, Nova Iguaçu tem uma mulher à frente do Executivo, que é a prefeita Sheila Gama . Temos a Lei da Maria da Penha, mas  precisamos fazer com que ela seja aplicada para construirmos uma sociedade melhor para todos”.
 Fonte: http://suacidade.org/nova-iguacu
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Não participei desta Conferencia, porem na segunda-feira (29), fui informado pela diretoria que o MAB teve dificuldade em participar como entidade, pois a organização do evento tentou barrar a presença do MAB na composição de delegados. Mas graças à atitude da nossa amiga Solange Brito, que além de fazer parte da diretoria desta Federação, também é líder comunitária e presidente da Associação de Moradores do Jardim Primavera e conseguiu inscrever-se como DELEGADA representando assim sua instituição e o MAB estará representada na sua pessoa. Não é a primeira vez que este episódio ocorre. Todas as secretarias municipais da nossa cidade, deve compreender que a efetiva participação da Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu – MAB tem um papel fundamental no desenvolvimento da cidade e que tanto a gestão atual, como as futuras só tem a ganhar tendo como parceira o MAB. Esperamos que tais atitudes não venha acontecer novamente, pois a participação da sociedade civil organizada é um direito constitucional. Estamos presentes nos diversos conselhos da cidade para somar esforços e tentar excluir nossa participação é no mínimo insensatez.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Respondendo a Bessy Janes Secretária executiva do CAE

De um copo de água se faz tempestade...
...enquanto inúmeros problemas na Educação são esquecidos.

No dia 21 de agosto postei no blog do Conselho Municipal de Alimentação de Nova Iguaçu informando que a Coordenadoria dos Conselhos colocou em dúvida o período do mandato do atual conselho. Reproduzi o teor do ofício que o mesmo enviou a Procuradoria Geral do Município e achei oportuno também reproduzir o parecer do referido Procurador. Não vi e não vejo qual o problema? Éra segredo de estado esta informação? Como conselheiro solicitei vistas ao processo aberto pela Coordenadoria, qual o problema nisso também? No fim da postagem, sugeri ao conselho que se fizesse uma EXTRAORDINÁRIA para tratarmos somente do assunto exposto, como forma de sanar todas as dúvidas possíveis. Mas o bom dos blogs é que as respostas são imediatas e como a secretária já passou nesta terça-feira (30/08), didaticamente todas as informações sobre a legislação do Conselho de maneira clara, objetiva, não vejo mais necessidade de se fazer tal EXTRAORDINÁRIA.
Lembro A TODOS que os moderadores do BLOG do CAE, além da secretária e eu, também o próprio Presidente tem a senha que possibilita manter ativo tal recurso de comunicação, portanto se em dado momento acharem que não devo ter acesso, não devo colocar matéria sem consultar o conselho ou fazer comentários dando meu ponto de vista, fiquem a vontade para tomarem a decisão que acharem melhor para o conselho. Sobre a minha falta anterior ou futura, atirem a primeira pedra quem nunca faltou a uma reunião de conselho.

sábado, 27 de agosto de 2011

Para onde vai o Crescimento de Nova Iguaçu

Debate organizado pela Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal de Nova Iguaçu
foto blog do ferreirinha
O debate sobre o crescimento de Nova Iguaçu, realizado ontem, por iniciativa do vereador Ferreirinha, os principais temas relacionados ao crescimento, foram discutidos, tais como: os serviços públicos, a segurança, a melhoria do comércio, o meio ambiente e outras questões.
Mais de 250 pessoas ouviram atentos as explanações dos quatro debatedores.
A fala de cada um deles:
1)    geógrafo e professor Manoel Ricardo Simões:
“A verticalização da cidade, com a construção de vários prédios com mais de 5 andares é bom se o poder público criar mecanismos de contrapartida desses empreendimentos. E existem instrumentos legais para isso”.
2)    Educador ambiental Flavio Silva:
“O crescimento que se verifica hoje no centro pode se expandir e fazer pressão sobre as áreas verde da cidade, se não tivermos a implementação rápida de instrumentos do Plano Diretor e dos Planos de Gestão de cada APA”.
3)    Secretário Municipal da Cidade, José Rogério Bussinger:
“Existe uma determinação da prefeita Sheila Gama de não conceder o habite-se aos empreendimentos que oferecerem soluções aos problemas de infraestrutura urbana que irão causar”.

4)    Subsecretário de Urbanismo da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro:

“Estamos acompanhando um momento novo na nossa história. Estamos vivendo uma fase de grande crescimento econômico em todo o país, ao contrário do período de 40 anos de recessão. Temos agora que ter uma visão de crescimento e não de recessão. Temos agora o bom problema, que é o problema causado pelo crescimento, pela expansão de consumo, do aumento do emprego”,

5)    vereador Ferreirinha:

“Temos a obrigação de retomar o diálogo entre os governos e a sociedade para enfrentar os desafios trazidos pelo crescimento. Crescer é bom, porém pode trazer problemas que devem ser resolvidos pelo poder público com intensa participação de toda a sociedade”.






Diretor do MAB fez considerações sobre o tema do debate
foto blog do Ferreirinha
 

foto Jornal Hora H
 " A cidade para crescer deve melhorar e muito a malha rodoviária".

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estive presente a este debate na expectativa dos expositores exporem toda a problemática do crescimento como um todo (áreas rurais, periferias e centro), porem o foco da questão ficou restrito apenas ao centro do município. Quem em sã consciência será contra o desenvolvimento, quem será contra construções de grandes empreendimentos, como vem ocorrendo ao longo dos últimos anos. Representando as associações de bairros da cidade, através da Federação MAB, tive a chance de expor também minhas considerações a este grande debate. Falei que "não ocorrerá crescimento em Nova Iguaçu se não houver efetiva participação da Sociedade Civil Organizada e para que a cidade venha crescer deve haver obras de melhorias em nossas rodovias, citei as estradas 105 (estrada de Madureira); 111 (estrada zumbi dos palmares); 113 (estrada de jaceruba); reafirmei que a federação esta disponível para juntos com a prefeitura dar continuidade e fortalecer o Conselho Municipal de Política Urbana e Gestão Territorial – COMPURB, que é de suma importância para esta Cidade" e me coloquei a disposição dos senhores que estavam a mesa.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

´Tá puxado!!!

Metade dos alunos de 8 anos não sabe o mínimo
Metade das crianças brasileiras que concluíram o 3.º ano (antiga 2.ª série) do ensino fundamental em escolas públicas e privadas não aprendeu os conteúdos esperados para esse nível de ensino. Cerca de 44% dos alunos não têm os conhecimentos necessários em leitura; 46,6%, em escrita; e 57%, em matemática.
Isso significa que, aos 8 anos, elas não entendem para que serve a pontuação ou o humor expresso em um texto; não sabem ler horas e minutos em um relógio digital ou calcular operações envolvendo intervalos de tempo; não identificam um polígono nem reconhecem centímetros como medida de comprimento.
“Esse panorama mostra que a exclusão na educação, que deveria servir como um mecanismo compensatório das diferenças socioeconômicas, começa desde cedo”, afirma Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação. “A grande desigualdade que tende a se agravar no ensino médio já se faz presente nos primeiros anos do fundamental. Isso é visível nas diferenças entre as regiões do País.”
Os resultados descritos são da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) e foram divulgados nesta quinta-feira (25). O exame, conforme o Estado adiantou em dezembro, é uma nova avaliação nacional, organizada pelo Todos Pela Educação, Instituto Paulo Montenegro/Ibope, Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). É a primeira vez que são divulgados dados do nível de alfabetização das crianças ao final do ciclo.
A prova foi aplicada no começo deste ano para 6 mil alunos de 250 escolas, apenas das capitais. Somente uma turma por unidade foi sorteada para participar e cada aluno resolveu 20 questões de múltipla escolha de leitura ou de matemática. Todos fizeram a redação, que teve como proposta escrever uma carta a um amigo contando sobre as férias.
Os resultados, divulgados por regiões, estão nas escalas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para leitura e matemática. O nível de 175 pontos foi estipulado como a pontuação que representa que o aluno aprendeu os conteúdos exigidos para a série.
Fonte: verdesmares.globo.com
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: A Escola está morta, estou chegando a esta conclusão. Mas de quem será a culpa? a meu ver a ponta do iceberg esta na própria  Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). a proposta pedagógica está sendo severamente distorcida, as intervenções no processo educacional estão nas mãos de quem não entende nada de educação. Veja os resultados. 

O bom educador é a favor da transparência.


EU APOIO ESTA IDÉIA.
Circula no Congresso Nacional um projeto de lei que obriga todas as escolas da rede pública a colocar o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em um lugar visível na sua entrada. O objetivo é deixar claro para os pais dos alunos a qualidade da escola em que seus filhos estudam.A turma do contra se posicionou em movimento um tanto quanto ridículo. Não querem que os pais saibam a nota da escola, alegando que constrange o aluno…
Sou a favor. O que realmente constrange é verificar tais indicadores apontando baixíssima qualidade do ensino. É lógico que temos que ter consciencia que a medida, se for adotada não fará mal, mas também não vai resolver o problema do baixo aprendizado nos nossos alunos, isto é fato, porem devemos que tornar hábito a questão da transparencia.
Fonte: Instituto Millenium

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estão de brincadeira com a educação, só pode ser.

Livros didáticos que serão distribuídos às escolas públicas em 2012 custaram R$ 1,1 bilhão.


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) encerrou a negociação da compra de 162,4 milhões de livros que serão distribuídas às escolas da rede pública no ano que vem. O custo total da aquisição foi R$ 1,1 bilhão – a maior compra de livros já feita pelo órgão, que é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC). As redes de ensino começam a receber as obras em outubro. A entrega vai até fevereiro de 2012.
Para o próximo ano, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) adquiriu livros para todas as disciplinas do ensino médio, além de 70 milhões de exemplares de reposição para o ensino fundamental. É o primeiro ano em que os alunos do ensino médio vão receber livros de espanhol, inglês, filosofia e sociologia. Cada obra deve ser usada durante três anos consecutivos. Ao todo, foram adquiridos 2.108 títulos diferentes.


COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Que desperdício de dinheiro público, mais livros para ficar na estante pegando pó, traça e teia de aranha!!! Tenho conhecimento que existe aqui em Nova Iguaçu na rede Estadual de Ensino, Instituição, melhor dizendo, professores que não faz uso de livros em sala de aula. Estamos praticamente em final de ano e tais livros distribuídos aos alunos no inicio do ano sequer foram utilizados. Na turma do primeiro ano do ensino médio, um professor indagado pelos próprios alunos se não iria passar matéria do livro; eis a resposta: _ “Quando eu achar que devo, eu peço para vocês trazerem...”
A mãe de um aluno me mostrou tais livros (matérias abaixo), que estão decorando sua bela estante que parecem ter sido comprados a meia hora:

Matéria          Código do livro:
Biologia           102318
Física              102348
Geografia         102457
História           102419
Química           102512

Por este e outros fatores que a Educação do Rio está no fundo do poço. Com a palavra Secretaria Estadual de Ensino e Sindicato – SEPE. A sim..., o nome da Instituição: Escola Estadual Santo Antônio de Pádua, Rua José Luiz, 223 - Pioneiro - Nova Iguaçu – RJ.

domingo, 21 de agosto de 2011

CONTROLE SOCIAL NA EDUCAÇÃO

O FÓRUM POPULAR PERMANENTE DE DEFESA
DA EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU,
TÊM O PRAZER DE CONVIDAR AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS, PARA PARTICIPAREM DA:

4ª ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA

PAUTA ÚNICA:           INDICAÇÃO E ESCOLHA DAS ENTIDADES INTERESSADAS EM COMPOR O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU – CME.

ü  DATA E HORÁRIO: 02/09/2011 (6ª feira) – 14h00min às 17h00min
ü  LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO MAB, RUA ATAYDE PIMENTA DE MORAIS, 37 –   CENTRO – NOVA IGUAÇU.
ü  APOIO: FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO DE NOVA IGUAÇU - MAB

Coordenador: Alcy Maihoní Rodrigues
Secretária Executiva: Irismar Santos
Contato: tel. 21 9443-6994 / e-mail: alcymab@gmail.com

sábado, 20 de agosto de 2011

Encontro de Lideranças no MAB II

Apresentação das ações do Deptº. de Educação do MAB

Sobre o Conselho Municipal de Educação:
a)   O mandato do Conselho Municipal de Educação que findou em abril/2011, foi prorrogado para 31/10/2011;
b)   O Conselho (CME) vem atuando desde 1998 (+13 anos) com um Regimento Interno sem validade jurídica.
c)    Representando Sociedade Civil – MAB, elaborei uma minuta de proposta de um novo Regimento Interno, na qual o Conselho está prestes a concluir a análise e posterior aprovação, para então realizar o devido encaminhamento por meio de Decreto e paralelamente será trabalhado e aprovado a reformulação da Lei para encaminhamento a na Câmara.
d)   Informei a todos que fiz em junho, vistas de 04 (quatro) processos de Instituições de ensino solicitando legalização. Concordei com os pareceres dos técnicos da SEMED, onde duas foram deferidas (localizadas em KM 32 e Paraíso) e duas indeferidas (Chacrinha e Posse),salientei que esta é uma das funções do Conselho.
Sobre o Conselho de Alimentação Escolar - CAE:
a)   Informei a todos os presentes que a Coordenadoria dos Conselhos colocou em dúvida mandato do respectivo conselho se é de 02 (dois) anos ou 04 (quatro) anos. Fazendo vista ao processo e lendo o breve relatório do Procurador do Município sendo favorável que o Conselho faça nova eleição e adequando a lei municipal tendo em vista que a nomeação se realizou anterior a Lei Federal.
Sobre o Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação:
a)   Passei o informe que no dia 02 de setembro (sexta-feira) no horário das 14h as 17h, no MAB, haverá reunião para indicação e escolha das entidades não governamentais que irá compor o conselho municipal de educação.
Sobre Política Urbana:
a)   Como membro da Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu passei a informação que foi realizada 03 (três) mini-seminários nos bairros:  JD. Palmares (08/07), Stª. Eugênia (22/07) e Viga (05/08). Informando ainda , que em breve haverá um Seminário Maior,agregando todos os bairros do entorno do Rio Botas (total de 23 bairros).

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Devido ao tempo muito curto de fala (5 minutos) me parece que excedi em mais de treze minutos, foi impossível passar as informações acima com objetividade, precisão e clareza, eis o motivo da referida postagem neste blog. Faltou neste CR, certa postura de tato dos organizadores e o pior, faltou EDUCAÇÃO por parte de muitos que se levantaram e ficaram do lado de fora da sala de reuniões, tendo ainda não terminado a reunião e deixando uma liderança (Jd. Pernambuco)falando a esmo. Lamentável.

Encontro de Lideranças Comunitárias no MAB

Assembleia do Conselho de Representantes – CR
Federação – MAB: realizou neste sábado (20/08) reunião com dezenas de representantes de Associações de Moradores da Cidade.
Houve exposição de fotografias com auxilio de DATASHOW, sobre a mobilização de manifestação do Ato Público contra a situação atual da Saúde do Município. Após algumas falas das lideranças presentes ,houve no encerramento a presença significativa do convidado especial Sr. Sebastião Berriel – Secretário da SEMASPV – Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção contra a Violência. Que em sua breve explanação, abordou questões sobre a Bolsa Família, Bolsa Verde e CRAS – Centro de Referencia e Assistência Social .

Curso de Capacitação Controle Social

Escola Virtual da CGU
Lideranças de bairros e Associações de Moradores fiquem atentos.
Somente através do conhecimento é que podemos realizar um controle social pleno e consequentemente melhor cobrar nossos direitos. Amanhã você poderá vir a ser membro de um Conselho Municipal da nossa Cidade. Conte com nosso apoio.
Novas  Turmas! Não perca esta chance é 0800 (gratuito) e no final recebe certificado.
A) No segundo semestre de 2011 ocorrerá a 6ª edição de      04 a     25/10/2011, do curso virtual "Controle Social do FUNDEB". 



B) A 13ª edição do curso virtual "Controle Social e Cidadania." , ocorrerá no período de 1/11     a          29/11/2011.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CME – mandato estendido.

Conselho decide prorrogar mandato
Em decisão unânime, ocorrida na ultima reunião o Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu, decidiu prorrogar seu mandato até o dia 31 de outubro de 2011.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

jiu-jitsu no currículo escolar???

Seminário sobre “Violência no Jiu-Jitsu”
Será realizado neste sábado (13), às 10h, um seminário sobre “Violência no Jiu-Jitsu”. O seminário, que é aberto ao público, vai reunir cerca de 150 atletas e professores que vão falar sobre a questão da violência no esporte e também do uso de anabolizantes e a inclusão do jiu-jítsu no currículo escolar. O encontro será na Rua Minas Gerais, no galpão do deputado Walney Rocha, na Posse.
Fonte:Jornal de Hoje – O Diário da Baixada.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Nada contra ao esporte, pois deve sempre ser estimulado e apoiado, porem tenho ressalvas quanto a idéia de se incluir no currículo escolar, não vejo do por que. As escolas públicas do município não possuem estrutura física para praticas esportivas (seja qual esporte for), muitas sequer possuem quadras poliesportivas e as pouquíssimas que possuem, são basicamente precárias (sem cobertura), o sistema de ensino atual é de baixa qualidade, entre outros fatores justificáveis sou totalmente contra a idéia. Deve-se repensar em outra forma de aplicação de ensino deste esporte, porem fora do espaço educacional. 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Em pauta: Aprovação do Regimento Interno do Conselho




O Conselho de Educação reuniu-se com a presença dos conselheiros, Alcy Maihoní da (MAB), Alcinea Costa do (CECON), Luiz Antônio representando a (PGM) do municipio, Luiz Henrique Ribeiro dos Santos da (Coordenadoria dos Conselhos), José Aureo da Secretaria de Educação (SEMED), Irmã Fatima (NUCLEP) nucleo de creches e escolas comunitárias, para debater e aprovar a proposta de regimento interno na qual aprovou grande parte do regimento e marcou-se uma nova reunião para aprovar na totalidade o regimento.
Ao final da reunião o conselheiro José Aureo justificou a ausência da Secretária de Educação e também presidente do conselho, justificando que ela estava em uma agenda da (SEMED).
Também na mesma estavam presentes como visitantes o senhora Irismar do Forum Popular de Educação.
Ficou marcada a próxima reunião extraordinária para o dia 24/08/2011 as 14:00.

domingo, 7 de agosto de 2011

Sobre a Greve dos Professores X Rede Estadual

Depoimento de um professor da rede estadual de ensino (Itaboraí).
"Colegas,

Venho neste momento dar o meu pitaco na discussão a cerca do andamento da greve, etc, etc.
Acabo de voltar da assembléia do SEPE, realizada na Fundição Progresso, e, em lá estando, ouvindo as considerações de outros colegas da rede - e uma série de pequenos pilantras oportunistas que sabemos que se valem de momentos como esse para promover seu partido, sua candidatura, sua patota, o diabo que seja! - , pensei muito sobre o nosso movimento, sobre o que temos feito em nossa escola.
Não sei se compartilho da opinião ou das espectativas dos colegas, mas, imagino que ser professor é das profissões mais difíceis que existem. Professor público, pior ainda. Talvez seja uma das ocupações humanas de maior teor político existente em uma sociedade moderna dita democrática, soberana e republicana. Lidamos diretamente com aquilo que se propõe chamar de "projeto de nação". Construímos efetivamente nosso país em sua cidadania e participação civil a cada dia de nosso trabalho. Somos a encarnação do estado de direito, transformando individualidades em coletividade. O estado se faz presente no indivíduo, através de nossa atuação. E se o fizermos de maneira democrática, assim construiremos uma sociedade democrática. Se o fizermos de maneira participativa, assim construiremos uma sociedade participativa. Se o fizermos de uma maneira cidadã, assim construiremos uma sociedade cidadã. Ipso Facto.

Mas é isso que nós temos feito? Pense bem.
Novamente, não sei se compartilho essa experiência com os colegas, mas venho observando há algum tempo, o esfacelamento moral a que vem se sujeitando o profissional de educação. Parece haver uma impressão geral de que professor é otário, no melhor dos casos, e tarado, pedófilo, safado, no pior. Poderia estar ganhando mais dinheiro em outro setor? Talvez. Poderia estar ganhando mais dinheiro ensinando uma meia dúzia de filhinhos de papai a passar de ano no Ph? Certamente. Mas toda vez que essas questões se colocam, tentando me fazer sentir um fracassado, a frieira no pé da bactéria presente no cocô do cavalo do bandido, me lembro:
a) Do imenso orgulho que tenho quando vejo ex-alunos hoje ingressando em universidades públicas, assegurando ao menos uma possibilidade concreta de melhorar suas vidas, crescendo como pessoa e como cidadão;
b) Do magrelo espinhento que ingressou na universidade com o sonho de que é possível melhorar esse mundo através da educação;
c) Do compromisso que assumi comigo mesmo, ao ter meu filho em meu colo pela primeira vez, de lhe entregar um mundo melhor do que o que me acolheu, e entregar ao mundo um garoto melhor do que eu fui.

Isso me faz dormir tranquilo. Tenho um - desculpem-me o termo - PUTA orgulho de ser professor. Eu ESCOLHI sê-lo. Poucos podem dizer o mesmo.
Mas nos encontramos em um momento crítico de nossa história profissional. Observem como debates acerca da educação vêm tomando conta do noticiário, das mídias, do cotidiano dos pobres mortais como eu e você.
O depoimento da professora Amanda Gurgel é muito oportuno. Mas é novidade para você? Será que você já não ouviu algo desse tipo. Melhor, será que você já não DISSE algo assim? No entanto, acho que cometemos o pecado de pregar para convertidos. Ou seja, do ponto de vista prático, cruzamos os braços e esperamos uma melhoria significativa milagrosamente cair dos céus. Ainda do ponto de vista prático, pergunto: tem funcionado?
Deflagrou-se a greve. A reboque do movimento dos bombeiros, pode-se discutir, equivocada, pode-se argumentar, mas, fato: a greve esta aí. E, fato também: com uma surpreendente força como jamais vi em meus parcos 7 anos de magistério estadual. É um fato animador.
Fatos também:

1) A SEEDUC proclama aos quatro ventos que cerca de 1% apenas dos profissionais aderiram à greve.
2) Por outro lado, a SEEDUC toda poderosa negociando com apenas 1% dos profissionais? Nossa! Imagine se nós conseguíssemos, sei lá, DOBRAR, esse percentual! Imagine o que não faríamos com 2%! Nossa! 2%!!!!
3) Acompanho DIARIAMENTE o noticiário da greve, e DIARIAMENTE encontro novidades, tanto de veículos de mídia do conglomerado global, quanto da Record, do grupo EJESA, etc. Esse estardalhaço todo por cauda de 1%? Nossa!
4) Direto do site R7, de notícias (
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/apos-55-dias-em-greve-secretario-anuncia-de-reajuste-a-professores-grevistas-20110801.html)

A Seeduc ressalta, ainda, que tem, à disposição, 2.100 contratos temporários autorizados para professores a partir de 1º de agosto. Esses docentes poderão ser contratados no caso de haver necessidade de reposição de aulas.
5) 2100 contratos para cobrir 516 grevistas xexelentos?
6) 3,5 % de aumento proposto pelo governo equivale a aproximadamente R$ 26,00. Com esse dinheiro você pode:
a- Comprar 2 Kg de Alcatra, Maminha ou Contrafilé, no Prezunic em promoção
b- Comprar o livro Histórias de Professores que Ninguém Contou, de Gabriel Chalita - o Fabio Junior da pedagogia
c- Comprar uma camisa falsificada da seleção brasileira para assistir à copa do mundo que será realizada aqui!

Está bom pra você? Pra mim não.

A sua inação está nos custando 22,5% de reajuste EMERGENCIAL!
A sua inação está nos custando mais 3 parcelas do Nova Escola
A sua inação está respaldando a meritocracia capenga e mal-adaptada de um mundo empresarial/corporativo que NÃO É O NOSSO!
A sua inação está respaldando uma avaliação externa, criada por uma empresa PRIVADA de FORA DO NOSSO ESTADO, e que está, certamente, fazendo alguém sorrir de orelha a orelha, e, surpresa! Não é você!
A sua inação corrobora a opinião geral de que professor é um bando de fracassado, recalcado fadado a um infarto ou um avc, pra deixar de ser otário.
A sua inação está custando o ORGULHO de ser educador, numa sociedade que, a cada dia que passa, premia mais e mais a esperteza a ambição, o consumo e o individualismo, em detrimento de valores como honestidade, solidariedade e participação.

Essa é a hora em que o medo vira raiva! É a hora de entrar com tudo. De dizer CHEGA! Sou um educador e EXIJO ser tratado com respeito!

Se você é mais um desses "abnegados" que não aderem à greve para não "prejudicar seus alunos de 3º ano", que tal pensar:
"O que será desses meninos quando eles se forem? Irão para uma universidade? Ou serão mais um McEscravo? Um Bob'sBobão - NA MELHOR DAS HIPÓTESES?"
Que tal ser REALMENTE abnegado, e, lecionar para seus alunos em praça pública? Ou lecionar para seus alunos, mas EXIGIR o código 61?

Você está garantindo que seus alunos farão um bom vestibular (se é que vestibular é bom) e ainda assim, estará dentro do movimento!
Você tem dúvidas quanto a validade da greve? Eu também! Você teme o corte de ponto? Eu também! Mas como diz a citação, "Antes a tristeza da derrota, que a vergonha de nunca ter tentado"!
Nossa luta é justa. É por dignidade. É pelo nosso orgulho! É por respeito. É para que, daqui a muitos anos, eu possa olhar para trás e, na certeza do dever cumprido, saber que nada disso foi em vão. Esta greve não nos garante absolutamente NADA, a não ser nosso direito de nos indignar.
Parece pouco, mas acredite: há coisas muito mais importantes que dinheiro."

Waine Vieira Junior
--
Fonte: Comunidade Professores da SEEDUC-RJ

sábado, 6 de agosto de 2011

O valor dos professores

Em maio, Amanda Gurgel, de 29 anos, comoveu milhares de pessoas ao proferir um discurso diante de deputados do Rio Grande do Norte. A professora, formada em Letras, questionou se os parlamentares seriam capazes de viver com seu salário-base: R$ 930. E denunciou o descaso com a educação. O vídeo foi parar na internet e virou um sucesso. Meses depois, porém, Amanda diz que tudo continua igual para os professores potiguares. “A gente não quer ser milionário, só ter uma vida digna No Rio Grande do Norte nada mudou. Fizemos uma greve que durou 81 dias, nenhuma das nossas reivindicações foi atendida. Fomos humilhados mais uma vez”, conta.
Os baixos salários entre os professores não são novidade, mas, com a entrada em vigor da lei que estabelece um piso nacional para a categoria, este quadro deveria ter começado a se alterar. A lei foi promulgada em 2008 e questionada na Justiça. Ficou suspensa até abril deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal sentenciou que o texto é constitucional. O piso nacional passou a ser de R$ 1.187,97 para professores de nível médio, aqueles que não cursaram Ensino Superior.
Mesmo com a determinação, porém, pouco mudou. A maioria dos estados ainda paga remuneração inferior ao piso estabelecido, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os professores têm feito protestos e greves para reclamar da situação. Algumas já duram meses e para muitos alunos o reinício das aulas previsto para agosto será adiado.

No Rio de Janeiro, por exemplo, onde esses professores recebem R$ 650, a situação só deve se definir nesta quarta-feira (3), quando haverá uma assembleia. Eles estão parados desde 7 de junho. “O Governo defende que paga um salário proporcional ao piso, já que a nossa carga horária é de 22 horas e meia, mas nós queremos receber o valor estabelecido pela lei”, explica Sérgio Paulo Aurnheimer Filho, coordenador do sindicato dos profissionais de educação do Rio de Janeiro. Segundo ele, centenas deixam a rede estadual, atraídos por salários em redes municipais que pagam até o dobro.

“Os professores ficam só esperando a aprovação em outro concurso para saírem. Isso prejudica o desenvolvimento de projetos educativos de médio e longo prazo”, aponta Aurnheimer.
Para Heleno Araújo Filho, secretário para assuntos educacionais da CNTE, a falta de vínculos com a comunidade e as múltiplas jornadas prejudicam a qualidade da educação. “O piso foi um instrumento muito comemorado, mas foi muito descaracterizado graças a interpretações errôneas e à má vontade dos gestores”, comenta.
Fonte: O Educacionista

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

É muita festa com dinheiro público

Wilson Risolia/Secetário Estadual de Educação
O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, anunciou nesta segunda-feira, quando os alunos da rede estadual voltam às salas de aulas, um reajuste de 3,5% para os professores e a antecipação da parcela da gratificação por produtividade do programa Nova Escola referente a 2012. Com as medidas, que serão encaminhadas ainda nesta segunda-feira, em forma de Projeto de Lei, à Assembleia Legislativa (Alerj), um professor que ganha R$ 765,66 (16 horas semanais) passará a receber em setembro - com pagamento em outubro - salário de R$ 865,30.
Dilma Rousseff/solenidade de abertura das eliminatórias da Copa 2014
Comentário do Maihoní: Para a Educação 3,5%. Na solenidade de sábado na Marina da Glória foram gastos 30 milhões. Fecho comentário.

Agradecimento

Agradecemos aos leitores que votaram na nossa enquete. 100% acharam ótimo nosso blog. Envie material. Opine. Comente. Idéias e sugestões são bem vindas.