quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ONTEM (15), 180 ANOS DE NOVA IGUAÇU

MISSA NA CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO DE JACUTINGA
Encontrei a nossa Vice-prefeita Dani Nicolasina. Esta vai surpreender muita gente.




INAUGURAÇÃO DELEGACIA LEGAL - 52ª DP e DEAM (3º andar), ao lado do Restaurante Popular/Rodoviária.

Com liderança do Danon, Juca Tigre e Delegada Titular da 52ª DP, Dra. Juliana Emerique.
Representando Fórum Popular de Educação e o MAB (Deptº de Educação) Desejo sucesso a mesma e muita PAZ e SEGURANÇA para nossa região

Congresso do MAB



CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS DE NOVA IGUAÇU - MAB JÁ TEM DATA: 06/abril/2013
Minis-congressos para eleger os delegados que irão participar no Congresso da Famerj, veja a agenda abaixo:
16, 17, 23, 24 de fevereiro, locais e horários a serem definidos.

Congresso da Famerj



ATENÇÃO lideranças e dirigentes de Associações de Moradores:

Vem aí, o CONGRESSO DA FAMERJ - Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro.
DIAS: 02 e 03 de Março de 2013. Fiquem antenados no blog Fala MAB: educamab.blogspot,com para maiores informes.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO PÚBLCIA DE NOVA IGUAÇU: I ENCONTRO DE FÓRUNS POPULARES

Fórum Popular Perm. de Defesa da Educação de N. Iguaçu
 "I Encontro de Fóruns Populares"
Apoio: Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu - MAB


Encontro realizado no, sábado, 12 de janeiro de 2013, as 9h, no auditório do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - SEPE-NI, estiveram reunidos:
Representantes do Fórum de Educação do Campo de N. Iguaçu;
Representantes do Fórum Popular de Nova Iguaçu;
Dirigentes do SEPE RJ e N. Iguaçu;
Diretores do MAB;
Membro da Pastoral Social Regional III (Diocese-NI).
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ:  Hoje a educação pública de Nova Iguaçu vive no LIXO, fundo do poço  mesmo. Infelizmente é fato concreto e que não é novidade, os indicadores estão aí para comprovar. Uma mancha vergonhosa, para o Poder Executivo gestor e demais Ordenadores de Despesas. Sinalizo esta afirmativa direcionada a gestão passada. Mas passado é passado e devemos seguir em frente.
Os três conselhos fiscalizadores existentes CAE-Conselho de Alimentação Escolar, CACS-FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e  Valorização dos Profissionais da Educação e CME-NI - Conselho Municipal de Educação (estes dois últimos c/mandatos vencidos),  necessitam de estarem fortalecidos, mais aparelhados, mais estruturados para que possam sair de nociva inercia. Conforme apuração deste período de "transição (que não houve)", foi constatada que existe 40 mil crianças fora da sala de aulas em Nova Iguaçu, rombo de R$8,75 milhões de reais referente a Merenda Escolar, acrescento a situação de drogas sendo vendidas em portas de escolas (triste realidade)...falta de infraestrutura nas escolas e entre outros problemas que se arrastam anos, após anos sem soluções.
A sociedade civil possui responsabilidades sobre estas mazelas na educação, não se pode fazer vista grossa sobre isto. A palmatória deve ser aplicada sobre o governo e sociedade, ambos não souberam fazer seus deveres de casa. 
Por outro lado, temos hoje novos caminhos e perspectivas a seguir e quando duas ou mais entidades se juntam para pensar a educação com seriedade, empenho e determinação, abre-se logo uma porta e uma boa saída se desenha em prol do coletivo, coletivo este que é o aluno (a). Eis o motivo deste I Encontro de Fóruns Populares, esperamos que haja mais reuniões, como este que ocorreu. Houve uma grande perda de tempo desde a oficialização do PME- Plano Municipal de Educação - 2008/2018, onde muitas metas setoriais não foram cumpridas, travando assim tudo que fora discutido a exaustão em Conferencias passadas. O encontro foi positivo é claro, houve consenso dos segmentos presentes em muitos pontos. Este ano é o ano das Conferencias CONAE-2014, onde iremos realizar a Conferencia Municipal e estadual, também haverá a Conferência Municipal de Educação de Nova Iguaçu e este I ENCONTRO DE FÓRUNS foi o sinal verde para iniciar os preparativos. Almejamos contar com a ajuda do governo, educação é união.
O departamento de educação do MAB, na qual estou como diretor, deixo claro que não haverá brechas para "politicagem", não me interessa quem foi exonerado, quem ficará ou quem entrara neste atual governo, não importa isso e a sociedade civil deve participar apenas como promotora de ideias e soluções em paralelo com o trabalho de Controle Social, NADA MAIS QUE ISTO. Para tanto ansiamos por informações e mais informações, pois entendemos que sem informações não existe controle nenhum. E vamos em busca disto, em fóruns, conselhos e esperamos que o prefeito, SEMED-NI, Coordenadoria dos Conselhos e Câmara Municipal nos recebe e nos ajude em nossas reivindicações. Reivindicações estas em prol da boa educação. Vamos tirar a educação do lixo!!!

Coordenador do Fórum Popular Perm. Defesa da Educação N.I.
Diretor de Educação do MAB

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Força Tarefa para desobstruir a Estrada de Madureira

Extraído do Facebook referente a Estrada de Madureira
Por: João Vitor Silva
Hoje de manhã, Alcy Maihoní Rodrigues, operários da Codeni e Cedae começaram a fazer reparos na Estrada de Madureira na entrada da palhada. A situação está melhor que antes, já que foi recolhido o lixo e drenado o esgoto. Porém os buracos na pista continuam dificultando o acesso dos motoristas que trafegam pelo local.

Comentário do Maihoní: A palavra chave é QUALIDADE, se não houver um bom serviço é o mesmo que queimar dinheiro ou jogar pelo ralo, lembrando que é nosso dinheiro. De qualquer forma essa força tarefa nos pontos críticos da via é positiva. Agora temos que atentar para o sistema de iluminação, sinalização, baias de ônibus com acostamento. Muito tem que ser feito ainda, não somente tampar buracos. Morador do Bairro Danon

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

1ª REUNIÃO DE DIRETORES - 2013

Diretoria Executiva do MAB realizou ontem (7), sua 
1ª reunião de 2013
Diversos assuntos das políticas públicas de Nova Iguaçu foram a tônica das pautas.
As principais: 
Educação, Saúde e Cidades.