Histórico

QUEM SOMOS
UM BREVE HISTÓRICO
Por: Daniel Napoleão (in memoriam)

 “Fundada em 06 de dezembro de 1981 nesta cidade. Em sua organização a principio, a entidade era chamada de Movimento de Amigos de Bairro “MAB”.
Sob essa sigla surgiram às primeiras manifestações em prol de uma política urbana mais atuante para a solução de problemas no então município de Nova Iguaçu; estávamos ainda em regime de ditadura militar e qualquer manifestação era feita sempre em clima de medo, mas, mesmo assim o então Movimento de Amigos de Bairro (MAB) manteve-se firme e conduziu as reivindicações das associações de moradores até o governo municipal e tem procurado orientar e assistir suas associadas quanto aos direitos dos cidadãos!”

14 de outubro de 1978 – Assembleia dos 800 – 34 bairros em diferentes estágios de organização, cobram por meio de audiência com o prefeito combate ao clientelismo e um canal direto de interlocução com o governo municipal. A partir daí há uma luta que dura até hoje pela manutenção de um canal de comunicação entre o poder público e o MAB”;

“15 de julho de 1979 – Assembleia de protesto com 3000 moradores representando 69 bairros; pelo impeachment do prefeito Paulo Leone”;

“13 de junho de 1980 – Manifestação no palácio da Guanabara, reivindicando melhorias urbanas”;

“28 de junho de 1980 – Exposição de fotos na praça da liberdade”;

“DEZEMBRO DE 1981 – II Congresso Municipal das Associações de Moradores – Efetivação do MAB como FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE NOVA IGUAÇU”.

2 comentários:

  1. Paulo Leone foi eleito em 1982, sendo assim impossível de ter tido assembleia pelo impeachment...Possivelmente foi confundido com a assembleia realizado no colegio das irmãs em 1979 com a o prefeito Ruy de Queiros.

    ResponderExcluir